Roland "Rollie" Free (11 de novembro de 1900 - 11 de outubro de 1984) foi um piloto de motos mais conhecido por quebrar o recorde de velocidade em motocicletas, no ano de 1948 na Bonneville Salt Flats, Utah. A imagem de Free, de bruços e vestindo um traje de banho, tem sido descrito como o retrato mais famoso no motociclismo.
Depois de um início de carreira como vendedor de motos, Free se tornou um piloto regional dos anos 1920 e 30 em motocicletas Indian. Em 1923, Free tentou entrar para a sua primeira corrida nacional, as 100 milhas - Campeonato Nacionai na pista "board track" em Kansas City, mas não se classificou. Ele desenvolveu sua carreira em eventos de longa-distância, e correu muito no primeiro Daytona 200 no Daytona Beach Road Course, em 1937. Ele também estabeleceu vários recordes de velocidade da AMA da Classe C, incluindo uma corrida de 179 km/h em Daytona, no ano de 1938 sobre um Indian Chief que ele mesmo tinha ajustado.
Ele entrou para a Força Aérea como oficial de manutenção de aeronaves durante a Segunda Guerra Mundial. Durante este tempo, ele estava estacionado no Hill Field, em Utah, onde ele viu pela primeira vez a Bonneville Salt Flats. Em 1945, deixou a Força Aérea, e retomou a corrida em velhas motocicletas Indian para longa distância e tentativas de recorde de corrida, bem como corridas "dirt track" com motos Triumph.
Na manhã de 13 de setembro de 1948, Free bateu o recorde de velocidade de motocicleta montando a primeira Vincent HRD (é debatido sobre se foi uma Black Lightning ou Black Shadow), de propriedade do esportista californiano John Edgar e patrocinado pela Mobil Oil, a uma velocidade de 150,313 mph (241,905 km/h). As características especiais incluídos a primeira Vincent com um amortecedor traseiro, os primeiros cames de corrida Mk II, e carburadores de corrida montadas horizontalmente. Free já havia desenvolvido um estilo de remover o assento da moto, e deitado de bruços ao longo da coluna de volta - minimizando assim a resistência do vento, e colocando mais peso sobre a roda traseira. Acredita-se geralmente que esta moto é The Black Lightning, porém, um pedido feito sob encomenda da fábrica foi cerca de 100 quilos mais leve e 25 cv mais potente que o estoque Black Shadow. Em um de seus livros, Phil Irving (um dos designers) disse que havia apenas cerca de 16 do modelo produzido. A Black Lightning é a mais rápida Vincent já produzida.
Depois de um início de carreira como vendedor de motos, Free se tornou um piloto regional dos anos 1920 e 30 em motocicletas Indian. Em 1923, Free tentou entrar para a sua primeira corrida nacional, as 100 milhas - Campeonato Nacionai na pista "board track" em Kansas City, mas não se classificou. Ele desenvolveu sua carreira em eventos de longa-distância, e correu muito no primeiro Daytona 200 no Daytona Beach Road Course, em 1937. Ele também estabeleceu vários recordes de velocidade da AMA da Classe C, incluindo uma corrida de 179 km/h em Daytona, no ano de 1938 sobre um Indian Chief que ele mesmo tinha ajustado.
Ele entrou para a Força Aérea como oficial de manutenção de aeronaves durante a Segunda Guerra Mundial. Durante este tempo, ele estava estacionado no Hill Field, em Utah, onde ele viu pela primeira vez a Bonneville Salt Flats. Em 1945, deixou a Força Aérea, e retomou a corrida em velhas motocicletas Indian para longa distância e tentativas de recorde de corrida, bem como corridas "dirt track" com motos Triumph.
Na manhã de 13 de setembro de 1948, Free bateu o recorde de velocidade de motocicleta montando a primeira Vincent HRD (é debatido sobre se foi uma Black Lightning ou Black Shadow), de propriedade do esportista californiano John Edgar e patrocinado pela Mobil Oil, a uma velocidade de 150,313 mph (241,905 km/h). As características especiais incluídos a primeira Vincent com um amortecedor traseiro, os primeiros cames de corrida Mk II, e carburadores de corrida montadas horizontalmente. Free já havia desenvolvido um estilo de remover o assento da moto, e deitado de bruços ao longo da coluna de volta - minimizando assim a resistência do vento, e colocando mais peso sobre a roda traseira. Acredita-se geralmente que esta moto é The Black Lightning, porém, um pedido feito sob encomenda da fábrica foi cerca de 100 quilos mais leve e 25 cv mais potente que o estoque Black Shadow. Em um de seus livros, Phil Irving (um dos designers) disse que havia apenas cerca de 16 do modelo produzido. A Black Lightning é a mais rápida Vincent já produzida.
Vincent HRD
Para proteger-se e permitir o conforto quando em tal posição, Free tinha desenvolvido um vestuário de proteção especial. No entanto, quando suas roupas se rasgaram aos 147 mph (237 km / h), ele descartou-as e fez uma tentativa final sem jaqueta, calça, luvas, botas ou capacete. Free deitou-se na moto vestindo apenas uma sunga Speedo, uma touca de banho, e um par de tênis emprestados - inspirado pelo amigo Ed Kretz. Isto não resultou apenas no registro, mas também uma das fotografias mais famosas da história do motociclismo, o "maiô bike" foto tirada a partir de um carro em alta velocidade ao seu lado na Bonneville Salt Flats em Utah.
A Vincent usada às vezes é confundido com uma máquina Series B, tendo o carimbo BB na carcaça do motor - mas é realmente uma moto modificada, e reconhecido como a primeira, ou protótipo de 30 Lightnings. A moto permaneceu competindo nos Estados Unidos até meados da década de 1960, e depois residiu praticamente intacta na coleção privada de Herb Harris de Austin, Texas. A moto foi vendida da coleção Harris em novembro de 2010 a um valor US $ 1,1 milhões, o preço mais alto já pago para uma motocicleta. Free depois se mudou para a Califórnia e, após a sua carreira de piloto acabar, trabalhou no setor de manutenção de automóveis. Ele morreu em 1984 e foi postumamente introduzido no Hall of Fame da motocicleta em 1998.
Fonte: Wikipedia
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