terça-feira, 17 de maio de 2011

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO PARA A VIDA



Diariamente e infelizmente nos deparamos com alguma situação de desrespeito no trânsito. Carros avançando sinal, parando por sobre a faixa de pedestres, fechando motociclistas e ciclistas, conversões sem darem seta, teimosia em andar na faixa da esquerda no modo "passeio"... são vários os casos de desrespeito, e vemos isto com todos os tipos de veículos.

Estou escrevendo este post pois hoje estava parado em uma rodovia que liga o Mato Grosso do Sul à São Paulo (rodovia que passa sobre a UHE Souza Dias - Três Lagoas/MS), pois alguns operários estavam dando manutenção na faixa onde estava. Ótimo, até aí todos parados e esperando o sinal do fiscal para avançarem pela outra faixa.

Num total ato de despreparo, falta de educação e tolice, eis que vem um motorista a bordo de seu carro ultrapassando todos (neste trecho da rodovia é proibida a ultrapassagem em quaisquer das faixas) e entrando lá na frente, atrás de um caminhão! E o infeliz estava ainda a uns 7 carros atrás de mim - passou por mim e por todos e foi parar uns 300 metros a minha frente.

Que situação! Estava com meu carro. Fervi de raiva! Quando ele começou a manobrar seu carro, percebi pelo retrovisor. Pensei em colocar o meu carro no meio da rodovia, só pro cara ter de parar; mas aí também estaria errado.

Que apenas este lambão fique com as orelhas ardendo. Eu não.

Agora, quem nunca passou por situação igual ou até pior que esta no trânsito? Onde está o erro da educação no trânsito em nosso país?

Na minha humilde opinião, esta educação - gentileza, cordialismo, humildade, paciência, etc. - deveria ser desenvolvida e cultivada desde a creche, passando pelo ensino fundamental e médio. Não adianta num curso de formação de condutores de uma semana querer moldar as atitudes de alguém, coisa que foi moldada desde a sua infância.

Infelizmente, sem uma melhora no nosso ensino acho trágico nosso presente e futuro no trânsito. É a lei de Gérson no trânsito. Tenso!

E lembrem-se da Negligência, Imprudência e Imperícia!

Nenhum comentário:

FINALMENTE, HOJE COMEÇA A TEMPORADA DA MOTOGP

Finalmente, depois de um longo inverno, as emoções da MotoGP retornam na data de hoje, com o GP do Qatar, direto do circuito de Losail, a ún...