A Honda aprimorou o desempenho de sua crossover NC 750X – modelo com
cara de moto trail e ciclística de uma street – para deixá-la com um
comportamento mais dinâmico. A nova versão chega ao mercado brasileiro
com motor maior, mas sem abrir mão de sua tradicional arquitetura (dois
cilindros em linha) e da economia de combustível. O modelo chega às
concessionárias com incremento no preço. A NC 750X estará disponível a
partir de março pelo preço sugerido de R$ 28.990 para o modelo standard e
R$ 31.100 para a versão equipada com freios ABS (sem o sistema
Combined, presente na versão anterior).
A maior capacidade cúbica
deu à NC 750X mais potência e torque em todas as faixas de rotações. Na
prática, isso significa respostas mais rápidas e um pouco mais de
fôlego para que o motociclista possa esticar as marchas. Na versão
anterior, o motor “cortava” aos 6.500 giros, sem que a moto pudesse
aproveitar melhor a cavalaria e a força que chegava a roda traseira.
Agora, segundo a Honda, esse limite está perto dos 7.000 giros.
Diâmetro maior
Para
chegar aos 745 cm³ de capacidade, os dois cilindros paralelos - oito
válvulas, SOHC e refrigeração por líquido – tiveram seus diâmetros
aumentados em 4 mm, passando para 77 mm. O curso manteve-se nos 80 mm,
tal como a relação de compressão, que é de 10,7:1. O pico de potência
máxima agora é de 54,8 cv a 6.250 rpm, com 6,94 kgfm a 4.750 rpm de
torque máximo. Só para comparar, a versão anterior, de 669,6 cm³,
oferecia potência de 52,5 cv e torque 6,4 kgfm, na mesma faixa de
rotação.
Agora, na NC 750X, as curvas de potência e de torque são
consideravelmente mais elásticas em todos os regimes. Assim, segundo a
Honda, o motor da versão de 750 cc tem um comportamento mais vigoroso,
principalmente em baixos e médios giros do motor, o que melhora o
desempenho da moto tanto na hora de enfrentar o trânsito como ao
viajar.
O novo motor permitiu um ganho de 12 km/h de velocidade
máxima, que foi para 174 km/h. Assim a reformulada crossover da Honda
oferece ao piloto uma condução em velocidade de cruzeiro mais tranquila e
sem forçar o propulsor em demasia. Para evitar que a vibração gerada
pelo aumento da capacidade cúbica comprometesse o conforto, a Honda
instalou mais um eixo balanceiro no propulsor.
Ciclística
Construído
em aço e na forma de diamante, o chassi da NC 750X transmite rigidez
torcional, porém com uma alta dose de agilidade, principalmente nas
mudanças bruscas de direção. O ângulo da coluna de direção é de 27°e a
distância entre-eixos de 1.538 mm. A distribuição de peso é 48%/52%
entre a dianteira/traseira. O peso a seco da nova NC 750X é de 209 kg,
3kg a mais que a anterior.
O garfo telescópico tem 41 mm de
diâmetro e curso de 153,5 mm. O monoamortecedor traseiro tem 150 mm de
curso e trabalha sobre o sistema Pro-Link, que absorve as
irregularidades do piso. As rodas desta crossover são de alumínio
fundido – 17 x 3,50 polegadas (D) e 17 x 4,50 polegadas (T) – agora
equipadas com pneus Pirelli Scorpion Trail nas medias 120/70 ZR17 e
160/60 ZR17, que conferem mais agilidade nas mudanças de direção.
O
tanque permanece com a mesma capacidade, para 14,1 litros, e no mesmo
lugar, abaixo do assento. Portanto, a crossover da Honda não perdeu uma
de suas marcas registradas: porta-objetos no local do falso tanque de
combustível. Sem alterações também na ergonomia, que ainda oferece ao
piloto uma postura ereta com braços semiflexionados e pedaleiras mais
recuadas, como em uma autêntica naked.
Para completar o conjunto
ciclístico, o sistema de freios usa na frente disco de 320 mm de
diâmetro e a pinça de dois pistões. Na traseira, disco de 240 mm e pinça
de um pistão. Para maior segurança do piloto, a NC 750X oferece – como
opcional – o sistema de freios ABS de duplo canal, que reduz a
possibilidade de as rodas travarem em estradas de superfície
escorregadia ou molhada. Entretanto, o sistema Combined não está mais
disponível. De acordo com a Honda, trata-se de uma estratégia global.
“Em modelos de maior cilindrada, os pilotos mais experientes já sabem
dosar bem o freio, por isso preferimos adotar apenas o sistema
antitravamento”, declarou Alfredo Guedes Jr., engenheiro da Honda.
Outra
novidade é o painel de instrumentos mais completo. Agora foram
incorporados indicador de marcha engatada, além de um pequeno computador
de bordo – que informa consumo médio, consumo instantâneo e autonomia.
Previsão de vendas
Apresentada
no Salão de Motos de Milão em 2011, a NC 700X fazia parte de uma
família de três modelos que compartilhavam a mesma plataforma: o scooter
Integra NC 700D, além das versões naked “S” e trail “X”. O projeto com
foco em facilidade de pilotagem e economia de combustível foi grande
sucesso de vendas na Europa.
Agora, a Honda quer que os
proprietários da NC700X façam o upgrade para a nova versão de 750cc,
aprimorada na motorização. A marca aposta na versatilidade do modelo,
nas experiências positivas de seus consumidores com a antiga versão e,
principalmente, na evolução do produto que busca proporcionar mais
“emoção” ao motociclista. No Brasil, a Honda espera vender cerca de
2.000 unidades por ano da nova NC 750X.
Ficha Técnica
Honda NC 750X 2015
Motor SOHC, 2 cilindros em linha, 4 tempos,
Arrefecimento a líquido
Cilindrada 745 cc
Diâmetro x curso 77 x 80 mm
Potência máxima 54,8 cv a 6.250 rpm
Torque máximo 6,94 kgfm a 4.750 rpm
Sistema de alimentação Injeção Eletrônica PGM FI
Relação de compressão 10,7: 1
Sistema de lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Transmissão 6 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Sistema de partida Elétrica
Chassi
Tipo Diamond em aço
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 153,5 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecedor, sistema Pro-Link com 150 mm de curso
Freio dianteiro Disco de 320 mm de diâmetro
Freio traseiro Disco de 240 mm de diâmetro
Pneu dianteiro 120/70 ZR17M/C
Pneu traseiro 160/60 ZR17M/C
Comprimento x largura x altura 2.209 mm x 850 mm x 1.284 mm
Distância entre-eixos 1538 mm
Distância mínima do solo 164 mm
Altura do assento 831 mm
Capacidade do tanque 14,1 litros (2,9 litros para a reserva)
Peso seco 205 kg (STD) e 209 kg (ABS)
Preço R$ 28.990 (standard) e R$ 31.100 (ABS)
Fonte: iCarros
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