Férias coletivas chegando e a ansiedade
para tirar a moto da garagem para aquela longa viagem vai aumentando
gradativamente, com o passar dos dias. Mas antes de colocar sua
companheira de volta à estrada, o mais adequado é levá-la para uma
revisão completa e minuciosa. Afinal, não queremos que a tão sonhada
viagem, vire uma dor de cabeça por conta de probleminhas mecânicos, não é
mesmo? Confira dicas de especialistas para garantir que a sua
companheira esteja em plena forma.
Itens fundamentais
De acordo com Claudio Marques Bonfim, 45 anos, mecânico especializado e instrutor do curso de alto desempenho do Senai, os principais itens a serem verificados antes de uma viagem, independente da distância do roteiro, são três.
Em primeiro lugar, o líquido de
arrefecimento (em motos arrefecidas a líquido) deve estar no nível
indicado pela fabricante da motocicleta. “Se não estiver, completar ou
trocar com o mesmo tipo de líquido utilizado anteriormente”, esclarece
Bonfim. O óleo do motor e o filtro do óleo também devem ser trocados
antes de sair para a viagem. E dependendo da quilometragem programada
para rodar, prepare-se para efetuar a troca no meio da jornada, mas
lembre-se de verificar se há oficinas ou concessionárias da marca pelo
caminho. “Antes de subir na moto e partir para a estrada sempre
verifique o nível do óleo. É quando o motor trabalha com falta de óleo
que ocorrem os principais problemas”, dá a dica.
Outro item de importância crucial é a
relação: kit formado por corrente, coroa e pinhão. Ela é a encarregada
de transmitir a força do motor para a roda traseira. Portanto, se houver
algum problema com o sistema, todo o funcionamento da motocicleta
estará comprometido. Antes de viajar, na verdade, sempre se deve
verificar a folga da corrente e esticá-la. “Se seu conjunto de relação
já estiver 'meia vida' e sua viagem for longa, é indicado a troca
completa do conjunto. Porque você não vai querer terminar sua viagem
mais cedo por conta de uma corrente estourada que danificou sua balança,
certo? Então procure seu mecânico de confiança e faça todo o serviço”,
complementou.
Cláudio Bonfim, além de instrutor do
Senai, faz serviços para clientes de longa data, como revisões gerais,
indicadas para fazer antes de viagens. Por isso, afirma: “se quiser um
trabalho bem feito, leve sua motocicleta para o mecânico com no mínimo
de uma semana de antecedência a viagem. Em primeiro lugar, para não
'apressar' o trabalho do mecânico e este fazer o serviço correndo. Em
segundo, para dar tempo de rodar um pouco com a moto antes de pegar a
estrada pra valer. Ou seja, garantir que todos os parafusos foram
apertados e que tudo está como deveria”, finalizou.
Fatores importantes
Thiago Marques, mecânico especializado em motocicletas acima de 600cc e proprietário de uma oficina no bairro do Butantã, zona sul de São Paulo, enumera ainda outros detalhes que devem ser lembrados na revisão “pré-férias” de sua moto. “O freio é algo que também deve estar em perfeito estado de funcionamento. Ou seja, as pastilhas devem estar adequadas e o fluido de freio deve ser verificado” Ele adverte que nunca se deve completar o fluído de freio. Se o nível estiver baixo é porque tem algum problema no sistema ou sinal de que as pastilhas estão gastas. Os fluídos devem sempre ser trocados nos períodos recomendados pela fabricante, ensina Marques.
No caso das motocicletas mais novas, não
se pode esquecer-se de verificar o funcionamento da injeção eletrônica e
demais terminais elétricos, como luzes espia, farol, lanterna, setas e
etc. Se der uma pane no sistema de injeção durante a viagem, a moto só
voltará a funcionar após ser conectada e diagnosticada por um
computador. E dependendo aonde você for isso será um grande empecilho.
Além dos principais itens, Thiago
Marques recomenda a lubrificação de todos os cabos e partes móveis da
motocicleta. “Isso garante maior vida útil às peças e, na hora de uma
eventual manutenção na estrada como um simples pneu furado, por exemplo,
uma boa lubrificação ajuda, e muito”, afirmou.
Para evitar furos, ou pelo menos
dificultá-los, os pneus também devem passar por uma vistoria. Além de
verificar seu estado de conservação e a calibragem, o alinhamento e o
balanceamento das rodas são fatores importantíssimos para garantir
segurança ao motociclista e longevidade dos calçados.
Pra quem costuma fazer as revisões
periódicas, mas quer pegar a estrada com a consciência limpa, algumas
concessionárias, como a Power BMW, de Santo André (SP), oferecem
check-ups rápidos para avaliar as condições dos principais itens. “o
cliente traz a moto para o check-up rápido, onde serão analisadas as
condições de cada item, como pastilhas de freio, pneus, e etc. Assim, só
será realizada uma manutenção caso necessário e o cliente não gastará
tempo e dinheiro à toa”, afirma Raul Fernandes, sócio proprietário da
empresa.
Portanto, para fazer uma viagem
tranquila e aproveitar 100% das tão esperadas férias de fim de ano, leve
sua motocicleta para um mecânico de confiança ou concessionária de sua
preferência, faça a revisão completa e divirta-se.
ITENS IMPORTANTES PARA SEREM VERIFICADOS
- Trocar óleo e filtro do motor
- Filtro de ar
- Nível do líquido de arrefecimento do motor
- Vida útil do kit de relação da moto (se necessário, trocar)
- Esticar a corrente e lubrificar a cada saída
- Pneus (balanceamento, alinhamento, calibragem e estado de conservação)
- Injeção eletrônica
- Luzes gerais (farol, lanterna, setas, etc)
- Terminais elétricos
- Conjunto de suspensão (verificar funcionamento de compressão e retorno)
- Estado das velas
- Reaperto de porcas e parafusos
Fonte: MOTO.com.br
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