Ultimamente estamos lendo e recebido notícias tristes, de irmãos motociclistas que de alguma forma estão tombando na nosso luta diária no trânsito louco e frenético que nos deparamos.
Digo que lutamos, e lutamos sim. Ainda não existe nenhuma legislação ou projeto específico que garanta a integridade e segurança dos motociclistas. Pior, nossas autoridades tem – com certa freqüência, infelizmente – criado leis e projetos que dificultam a nossa vida. Foi rejeitada estes dias o projeto que obrigava o motociclista dispor de 2 capacetes na moto; digo o do piloto e mais um. Agora imagine um biker com uma R1, tendo em seu assento de garupa um capacete Taurus preso com aranha? Seria realmente necessário? Sorte que foi rejeitada...
Outra decisão desfavorável foi a proibição de tráfego de motos nas Marginais da cidade de São Paulo! Agora os motociclistas precisam disputar lugar com caminhões e ônibus – veículos que possuem maiores áreas de ponto cego, em relação aos automóveis de passeio – em uma outra faixa. Uma decisão péssima para todos nós.Agora, por causa destas e de todas as outras formas de descaso – cito então a que enumero como a pior: a falta de educação e até mesmo cortesia no trânsito de hoje – temos perdido amigos.
Não os conheci pessoalmente, apenas através de fóruns pela internet, mas ao saber de seus acidentes fiquei extremamente chateado e frustrado.
Como pode um ato de liberdade ter conseqüências trágicas vez ou outra? Este é o motociclismo de hoje em nosso país.
Acidentes ocorrem em todos os lugares, em todos os países... mas no nosso está perigosamente acima da média.
Aos amigos Cuca e Gustavo, aos quais não conheci pessoalmente e nunca os conhecerei em vida, fica minha homenagem.
E aos amigos que estão lendo, levem para a cama a seguinte pergunta: O que nós motociclistas podemos fazer para tornar o trânsito melhor e menos nocivo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário