sábado, 29 de agosto de 2009

LAVANDO A SUA MOTO

A relação existente entre você e sua moto é que vai determinar a durabilidade do equipamento e a sua segurança. A manutenção e o cuidado com a motocicleta deverá ser uma ação de prazer não importando o quanto e como você usa a sua moto. Durante uma viagem e um passeio, a preocupação com a limpeza fica em segundo plano em detrimento de sua manutenção. Porém, quando a motocicleta retorna à casa, mantê-la limpa é um bom passatempo e alimenta o carinho que temos por ela.Há pessoas que não possuem paciência e vontade de aprender as mínimas regras de manutenção de sua moto. Aconselho porém que se esforcem uma ou duas vezes tentando fazer alguma coisa por ela. Porém, se não houver habilidade nem vontade de fazê-lo, resta confiá-la a um mecânico que por menor carinho que tenha pela sua motocicleta, sem dúvida será maior que o seu o que pode ser lamentável. Saliento mesmo assim que um verdadeiro motociclista deve procurar aprender a fazer a mínima manutenção básica de sua motocicleta. Fazendo isso, além de diminuir os custos, irá criar uma relação de confiança muito grande com ela.A lavagem da moto é um ítem muito importante da manutenção. Em um dia de chuva, sem qualquer passeio previsto, programe uma lavagem detalhada. A mesma não precisa ser frequente mas, quando for feita, deverá ser feita da melhor maneira possível. De 30 em trinta dias é uma boa frequência caso esteja muito sujo. A manutenção da limpeza, para retirar a poeira, poderá ser feita com um pano e uma flanela macios. Uma capa ajuda muito a manter a moto limpa, evitando arranhões e protegendo-a de curiosos.Ao lavar a moto o mais detalhadamente possível, temos a possibilidade de descobrir uma série de irregularidades. Tampas de setas soltas, arranhões, parafusos soltos, conduítes poidos, sistemas mal lubrificados e muitas outras coisas. Assim, descobrindo os defeitos, anote-os para executar a manutenção logo que possível, não deixando nada pendente e podendo ser esquecido para a próxima viagem.Material mínimo necessário:1 litro de querozene - sacos plásticos - óleo fino para lubrificação - estopa - cera protetora - sabão de coco (barra)- esponja limpa - alcool - glicerina (1 vidro adquirido em farmácia) - 2 trinhcas 1 larga e outra média - espuma de aço macia (bom bril) - veja multi uso.Equipamento adicional:Bomba de lavagem com pressão - compressor de ar com pistola para direcionamento de ar.Vamos então à lavagem?Retire os bancos ou banco. Caso queira fazer uma limpeza ainda melhor, o tanque também poderá ser retirado caso você saiba como fazê-lo. Normalmente retira-se o tanque anualmente. Solte os parafusos de fixação, após retirar os bancos e desencaixe-o dos coxins de borracha após fechar a torneira de combustível e retirar a mangueira de alimentação. Existem ainda algumas motocicletas em que o painel situa-se sobre o tanque. Há a necessidade então de retirá-lo. O manual deve estar por perto para auxiliar na retirada dos accessórios.Com a moto fria, vá colocando em uma pequena vasilha parte do querozene. Comece a pincelar a moto evitando as parte de borracha, couro, freios e pintura. Pincele toda a moto com as trinchas tentando alcançar todos os pontos difíceis:Obs: No caso da moto estar muito suja de terra ou lama, deve-se dar antes uma ducha, aguardando retirando a sujeira grossa ou então, pulverizar o querozene com uma pistola com o auxilio do compressor evitando os arranhões.Pincele ou pulverize as aletas de motor, inferior de paralamas - radiador - partes inferiores onde fica a maior parte da sujeira e tudo o que for possível pincelar.Sem dúvida, após este procedimento, feito à sombra, você poderá descobrir alguns detalhes a serem corrigido como: chapas soltas, fios soltos, nível de bateria, nível de óleo, nível do líquido de arrefecimento, estado dos raios, rodas e pneus, vazamentos etc.Cubra o painel, entrada dos canos, chave de tranca e ignição com sacos plasticos evitando a entrada de água. Caso necessite, prenda os sacos com fita crepe.Dê um jato de água, não muito forte na moto. Evite jatear com pressão a articulação da balança, a coluna da direção, accessórios elétricos, cubos de roda e freios para não danificá-los. Se a moto tiver radiador, pulverize com o jato fraco bem de longe pois o jato forte poderá fechar a colmeia do radiador prejudicando a refrigeração.Evite jogar jatos fortes sobre o sistema elétrico visível e, principalmente, debaixo do tanque de combustível. Nele estão, geralmente, componentes elétricos importantes.Joque água debaixo dos para-lamas e das partes baixas do motor. Use apenas a pressão necessária para retirar a sujeira mais grossa. Evite aplicar o jato muito forte e de perto sobre o motor, painel e pintura.Finalizando a primeira ducha, utilize a esponja bem macia e limpa junto com o sabão de coco (esfregando na esponja) e passando a mesma em toda a motocicleta. Inicie pelas parte superiores, mais limpas, para as inferiores. Muita paciência e capricho. Lave absolutamente tudo. Raio, rodas, pintura, amortecedores, pneus, motor, mangueiras e cromados. No radiador, aplique um pincel com sabão de coco, bem de leve, sobre a colmeia. Lave e enxague com um jato fraco ou bem aberto, por partes.Após a moto toda enxaguada, desligue a água, veja se existe depósito de água nas velas. Caso exista, retire-os com jato de ar ou secando com um pano.Retire todos os plasticos colocados para proteção e ligue a moto durante 5 minutos. Com a vibração e o calor, ela começará a se secar. Caso você queira, colocando o banco (caso tenha sido retirado) você poderá andar alguns quilometros, em pavimentação limpa para secar a moto melhor e mais rápido. Ande bem devagar, e com muito cuidado. Os freios deverão estar um pouco ruins devido a àgua e o querozene aplicados.Retornando com a moto, com um pano de fralda ou com uma camiseta velha (guarde sempre todas as camisetas velhas), macia e limpa, comece a secar a moto. Seque tudo que for possível. Banco, embaixo do banco, painel, cromados, motor, raios, rodas, pneus e tudo o que estiver molhado.Quando a mesma estiver bem seca é chegada a hora de encerar. Uma moto encerada fica com uma boa proteção e a poeira não gruda fácilmente. Aplique a cera em toda a pintura, vidros e cromados, Esfreque em círculos com uma estopa macia. Evite excesso de cêra.Deixe a mesma secar bem Com uma camisa velha e macia, proceda a retirada da cera e ao brilho. Passe a camisa em tudo o que foi polido. Com uma escovinha de dentes bem macia ou um pincel, poderão ser retirados excessos de cera, indesejáveis em locais de relevo. Dê o acabamento. A moto deve estar brilhando.Em um vidro de desodorante vazio, faça uma mistura de 20% de glicerina em álcool. Agite bem e passe nos pneus (caso não sejam de banda branca) e nas borrachas inferiores. Se os pneus forem de banca branca, passe Veja multi-uso sobre o branco dos pneus.Terminado este trabalho, lubrifique, de acordo com o manual as peças móveis. Switches, manetes, cabos, pedais de freio etc. Tome cuidado com o excesso de lubrificação e, com um pano, retire o excesso.Se você se habituar a cobrir a moto e a passar uma camisa macia sempre que for sair, sua moto ficará limpa por um bom tempo.Evite borrifar ao final óleo diesesl. Na verdade esta é a pior providência a ser feita. O óleo diesel ataca as borrachas, amarela a pintura, deixa a moto saindo fumaça e a mesma fica toda pegajosa. Sem falar que imediatamente ao sair, a poeira começa a grudar de novo!Se sua moto tiver motor 4 tempos, a cada lavagem poderá ser jogado no interior dos escapamentos 10 cc (em cada) de óleo de motor. Jogue e deixe escorrer para o interior dos mesmos. Nos primeiros minutos de funcionamento, com esta providência, poderá sair pelo escapamento uma fumaca branca. Não se preocupe, é apenas o excesso de óleo aquecido pelo cano. Colocando óleo nos canos os mesmos demorarão a se estragar.
fonte desconhecida

Um comentário:

Tony e Jana Fagundes disse...

Muito útil, bem legal essa dicas

FINALMENTE, HOJE COMEÇA A TEMPORADA DA MOTOGP

Finalmente, depois de um longo inverno, as emoções da MotoGP retornam na data de hoje, com o GP do Qatar, direto do circuito de Losail, a ún...