Viajando de motocicleta a sua segurança depende únicamente de você. Pilotando com coerência, com harmonia e usando SEMPRE a prevenção, você estará evitando muitos acontecimentos desagradáveis.Habitue-se a manter TODO o equipamento necessário em condições. Aí se incluem a sua moto, accessórios e, principalmente, você mesmo!Se você vai viajar, lei as dicas abaixo. Com certeza, alguns incidentes desagradáveis poderão ser evitados.
* Habitue-se a ter a moto como extensão de você mesmo. Tenha sempre a certeza de que a moto goza de plena "saúde". Aprenda a observá-la sempre procurando achar algum ítem que não esteja lhe parecendo correto. Não pense que sabe de tudo. Procure, pelo menos de 30 em trinta dias, lavar detidamente a sua moto. Lavagens frequentes diminuem a vida útil. Mesmo assim, esta lavagem mensal, irá fazer você fiscalizar toda a motocicleta e achar uma série de detalhes que deverão ser corrigidos.
* Confira o óleo. As vezes convém trocá-lo junto com o filtro (se houver) antes da viagem.
* Confira todos os fluidos de freio e do sistema de arrefecimento (se houver).
* Veja o estado das rodas. Se as mesmas estão enferrujadas, com raios soltos ou com empenos. Confira o estado dos pneus. Se estão com os sulcos em profundidade tolerável ou se há rasgos. Calibre-os de acordo com o manual e com a utilização, sempre com os mesmos frios.
* Confira a altura das manetes de freio e a lubrificação dos cabos.
* Certifique-se do estado das velas, calibre-as se necessário. Confira também a regulagem do ponto e carburação. De uma conferida nas mangueiras, luzes, buzina nível do eletrólito da bateria e indicadores de direção. Faça um reaperto geral utilizando, quando necessário, o torque especificado no manual.
* Confira a tensão da correia (se houver) e da corrente, junto com a sua lubrificação. Confira também o óleo da transmissão do cardã. A troca, antes da viagem, será bem vinda.
* Certifique-se da carga da viagem e regule de acordo com o manual a tensão e a pressão dos amortecedores dianteiros e traseiros (se houver).
* Dependendo da viagem leve cameras de reserva para os pneus (caso usem). Se houver condições utilize-se dos produtos de prevenção contra furos, que são colocados dentro dos pneus ou leve os reparadores de pressão para consertar algum furo. Leia e siga corretamente as instruções de uso do produto.
* Leve sempre um jogo de velas novas sobressalentes.
* Confira a viseira do capacete se está limpa e sem riscos. Veja se há alguma viseira reserva ou de outra cor para usa-la conforme a luz do dia, ou da noite.
* Confira se na bagagem estão todas as roupas e equipamentos de segurança necessários para a viagem.
* Tente parar a cada 100 quilometros para descansar, alongar pernas e costas. Beba algo não alcoólico que esteja acostumado. (café, água, refrigerante, suco etc.)
* Em cada parada observe sua moto. Dê a ela uma boa paquerada. Algo pode ter se soltado no caminho. Confira o óleo, pneus, fluídos e cheque o combustível.
* Habitue-se a andar na velocidade de cruzeiro de sua moto para evitar desgastes prematuros. Se for andar em grupo, as motos menos velozes deverão ir na frente.
* Fique sempre de olho no óleo, em todos os fluídos, na situação dos pneus e do combustível.
* Prenda bem sua bagagem com dispositivos proprios. Bolsas fixas e alforges de couro são boas opções para levar suas necessidades. Sempre evite o máximo possível o uso extensores e aranhas. Leve sempre o indispensável à sua segurança e conforto. Não exceda a carga especificada no manual da motocicleta.
* Não beba alcool no dia anterior da viagem. Em hipótese alguma durante o percurso. Evite tomar remédios que reduzam os seus reflexos.
* Viajando com uma moto cruiser/custom, na companhia de bons amigos e por uma bela estrada, o tempo não faz diferença. Evite pegas e correrias que não dão bons resultados.
* Habitue-se a tornar sua viagem um prazer, uma higiene mental e uma situação em que "carregamos nossas baterias".
* Leve sempre um jogo de ferramentas completos, de qualidade, para a motocicleta. As vezes as ferramentas de fábrica são bons quebra-galhos mas pecam pela qualidade. Assim, se possível, evite usá-las. Um pequeno estojo de pronto socorro será muito útil.
* Por incrível que pareça, em dias quentes, a perda de líquidos é muito grande. Beba sempre muita água e...
* Boa viagem!
fonte desconhecida
Nenhum comentário:
Postar um comentário