Texto por Policarpo Jr, com consulta a diversos sites de motociclistas experientes, com vivência em viagens internacionais.
Fiz uma compilação de dicas relevantes para quem vai viajar de moto cruzando fronteiras internacionais, afim de tornar sua viagem agradável, minizando inconvenientes (principalmente burocráticos) e dando mais segurança a sua curtição.
Os sites que consultei (recomendo a visitação de todos), foram:
http://www.rauenmotoviagem.com.br/, do experiente motociclista Rauen, que já fez várias viagens internacionais. Daqui vieram a maioria das dicas dessa matéria;
http://www.motoviagem.com.br/, do casal de motociclistas Allamo e Chayenne, simplesmente foram de São Paulo até o Alasca (de moto, claro);
http://www.brazilriders.com.br/, grupo de motociclistas estradeiros, com integrantes por todo o Brasil e no exterior. Tem como líder o João Gonçalves Filho (GAU), uma lenda viva do motociclismo estradeiro (com muita energia e disposição);
http://www.ciceropaes.com.br/, Cícero é um motociclista com décadas de experiência, livros publicados e muita bagagem no meio.
http://www.rauenmotoviagem.com.br/, do experiente motociclista Rauen, que já fez várias viagens internacionais. Daqui vieram a maioria das dicas dessa matéria;
http://www.motoviagem.com.br/, do casal de motociclistas Allamo e Chayenne, simplesmente foram de São Paulo até o Alasca (de moto, claro);
http://www.brazilriders.com.br/, grupo de motociclistas estradeiros, com integrantes por todo o Brasil e no exterior. Tem como líder o João Gonçalves Filho (GAU), uma lenda viva do motociclismo estradeiro (com muita energia e disposição);
http://www.ciceropaes.com.br/, Cícero é um motociclista com décadas de experiência, livros publicados e muita bagagem no meio.
Além dos sites acima, muitas outras informações vieram de entrevistas que realizei com diversos motociclistas que já fizeram viagens internacionais. Depois dê uma lida em algumas delas, pois pode te ajudar com mais informações relavantes.
O Rock Riders recomenda a todo motociciclista que pretenda fazer viagens internacionais, antes, se informar o máximo possível com quem já fez, ler artigos e matérias disponíveis no portal Rock Riders e em outros sites da Internet. Existem também muitos livros úteis a respeito. Informe-se, estude, planeje e viage trânquilo.
Rauen e sua esposa Michelle - http://www.rauenmotoviagem.com.br/
Rauen e sua esposa Michelle - http://www.rauenmotoviagem.com.br/
Documentação
Quando você cruzar a fronteira para outro país, irá parar na "Aduana" e precisa estar com todos os documentos em dia e ainda outros que no Brasil você não precisa. Vamos a esses documentos:
- documento da moto em nome do condutor – caso esteja alienado, peça carta-autorização da financeira ou do responsável (isso é válido para países da América do Sul, outros continentes (América Central e do Norte, por exemplo, a moto não pode estar alienada);
- seguro Carta-Verde Mercosul – seguro emitido contra terceiros no âmbito do Mercosul, válido para o período da viagem (contatar seu corretor de preferência - tal documento é emitido por uma seguradora); - carteira de identidade;
- carteira de habilitação nacional;
- carteira de habilitação internacional (ultimamente não vem sendo exigida, mas conforme o país, consulte antes de partir para sua viagem);
- passaporte válido (normalmente os passaportes no Brasil tem validade de 5 anos, os mais antigos a validade é maior, consulte a Polícia Federal);
- para o Peru, comprovante de vacinação internacional contra febre-amarela (muitos outros países também exigem vacinação);
- cópias destes documentos e mantenha em sua bagagem em local seco e seguro (conforme o número de países que irá percorrer, leve mais cópias ainda);
- Vistos (nas Américas, são exigidos vistos para as Guianas (domínio francês), México, Estados Unidos e Canadá.
Policias e fronteiras (aduanas)
Em geral os policiais estrangeiros são muito prestativos e amáveis, verificando seus documentos rapidamente e servindo inclusive como fonte de informação bastante útil. Porém, existem casos diferentes, assim como aqui no Brasil, resolvem tirar algum proveito do motociclista, exigindo “contribuições” financeiras para liberação do viajante.
O conselho que aqui deixamos é: se a autoridade estiver mesmo querendo levar vantagem, ela vai inventar todo tipo de desculpa. Dessa forma não adianta tentar encher a bagagem com coisas que “podem vir a ser solicitadas”. Relaxe, viaje mais leve e espere acontecer para negociar.
- Desligue a moto e retire o capacete para conversar com as autoridades.
- Durante a conversa, procure encaixar algum elogio sobre o país e sobre o seu povo. - Converse sempre em voz baixa, procure não se alterar.
- Normalmente são rápidos os trâmites aduaneiros nas fronteiras internacionais. Porém, caso os trabalhos apresentem-se demorados, ou se perceba claramente a má vontade dos funcionários públicos estrangeiros, o conselho é ficar calmo e apresentar-se sempre com simpatia e compreensão. Por mais que você se irrite com a situação, releve e cumpra os procedimentos com calma.
- Nos dias em que estiverem marcadas as transposições de fronteiras, procure chegar com folga de tempo até elas, para que o prosseguimento de sua viagem não seja prejudicado.
- Se for usar outros veículos para transportar sua moto (barcos, navios ou aviões), informa-se antes sobre os trâmites e custos necessários, evitando surpresas de última hora.
- Evite trafegar em países com conflitos e guerrilhas, se mesmo assim precisar cruzá-lo, o faça com muito cuidado, prestando atenção a todos em sua volta.
- Ao sair da aduana você terá alguns documentos emitidos por eles, como por exemplo o que o autoriza a circular com a moto por aquele país. Guarde esses documentos com muito cuidado, pois serão exigidos quando da sua saída. Há multas para quem não os apresenta.
- Nos “pasos” fronteiriços você passará por dois controles: o da imigração, onde os seus documentos pessoais serão verificados; e o da aduana, onde sua moto e bagagem serão inspecionadas. Se você está levando máquinas fotográficas, filmadoras, etc., declare estes equipamentos no formulário. Evite também carregar alimentos de origem animal ou vegetal de um país para outro, pois há rígido controle sanitário, que pode ocorrer também nos limites entre as províncias e departamentos (correspondentes aos nossos Estados aqui no Brasil).
Quando você cruzar a fronteira para outro país, irá parar na "Aduana" e precisa estar com todos os documentos em dia e ainda outros que no Brasil você não precisa. Vamos a esses documentos:
- documento da moto em nome do condutor – caso esteja alienado, peça carta-autorização da financeira ou do responsável (isso é válido para países da América do Sul, outros continentes (América Central e do Norte, por exemplo, a moto não pode estar alienada);
- seguro Carta-Verde Mercosul – seguro emitido contra terceiros no âmbito do Mercosul, válido para o período da viagem (contatar seu corretor de preferência - tal documento é emitido por uma seguradora); - carteira de identidade;
- carteira de habilitação nacional;
- carteira de habilitação internacional (ultimamente não vem sendo exigida, mas conforme o país, consulte antes de partir para sua viagem);
- passaporte válido (normalmente os passaportes no Brasil tem validade de 5 anos, os mais antigos a validade é maior, consulte a Polícia Federal);
- para o Peru, comprovante de vacinação internacional contra febre-amarela (muitos outros países também exigem vacinação);
- cópias destes documentos e mantenha em sua bagagem em local seco e seguro (conforme o número de países que irá percorrer, leve mais cópias ainda);
- Vistos (nas Américas, são exigidos vistos para as Guianas (domínio francês), México, Estados Unidos e Canadá.
Policias e fronteiras (aduanas)
Em geral os policiais estrangeiros são muito prestativos e amáveis, verificando seus documentos rapidamente e servindo inclusive como fonte de informação bastante útil. Porém, existem casos diferentes, assim como aqui no Brasil, resolvem tirar algum proveito do motociclista, exigindo “contribuições” financeiras para liberação do viajante.
O conselho que aqui deixamos é: se a autoridade estiver mesmo querendo levar vantagem, ela vai inventar todo tipo de desculpa. Dessa forma não adianta tentar encher a bagagem com coisas que “podem vir a ser solicitadas”. Relaxe, viaje mais leve e espere acontecer para negociar.
- Desligue a moto e retire o capacete para conversar com as autoridades.
- Durante a conversa, procure encaixar algum elogio sobre o país e sobre o seu povo. - Converse sempre em voz baixa, procure não se alterar.
- Normalmente são rápidos os trâmites aduaneiros nas fronteiras internacionais. Porém, caso os trabalhos apresentem-se demorados, ou se perceba claramente a má vontade dos funcionários públicos estrangeiros, o conselho é ficar calmo e apresentar-se sempre com simpatia e compreensão. Por mais que você se irrite com a situação, releve e cumpra os procedimentos com calma.
- Nos dias em que estiverem marcadas as transposições de fronteiras, procure chegar com folga de tempo até elas, para que o prosseguimento de sua viagem não seja prejudicado.
- Se for usar outros veículos para transportar sua moto (barcos, navios ou aviões), informa-se antes sobre os trâmites e custos necessários, evitando surpresas de última hora.
- Evite trafegar em países com conflitos e guerrilhas, se mesmo assim precisar cruzá-lo, o faça com muito cuidado, prestando atenção a todos em sua volta.
- Ao sair da aduana você terá alguns documentos emitidos por eles, como por exemplo o que o autoriza a circular com a moto por aquele país. Guarde esses documentos com muito cuidado, pois serão exigidos quando da sua saída. Há multas para quem não os apresenta.
- Nos “pasos” fronteiriços você passará por dois controles: o da imigração, onde os seus documentos pessoais serão verificados; e o da aduana, onde sua moto e bagagem serão inspecionadas. Se você está levando máquinas fotográficas, filmadoras, etc., declare estes equipamentos no formulário. Evite também carregar alimentos de origem animal ou vegetal de um país para outro, pois há rígido controle sanitário, que pode ocorrer também nos limites entre as províncias e departamentos (correspondentes aos nossos Estados aqui no Brasil).
A Moto
- Escolha a moto mais apropriada para fazer sua viagem internacional, lembre-se que muitos países da América Latina, tem estradas com rípios (terra batida e pedregulhos), asfaltos esburacados (em muitos estados brasileiros de fronteiras) e por ai vai;
- Nossos países vizinhos não apresentam a mesma estrutura do Brasil quando o assunto é assistência técnica e peças de reposição para motos. Assim, faça uma grande revisão em sua motocicleta antes de viajar e teste os ajustes feitos.
- Coloque sempre relação (corrente, coroa e pinhão) novos e de marcas sabidamente resistentes. Pneus também sempre novos.
- Se a viagem foi muito longa, estude o que levar (básico) de peças sobressalentes para sua moto;
- Para proteção da moto contra riscos, cubra as partes pintadas mais expostas com filmes especiais colantes, como os “papel contact”.
- É difícil encontrar postos de gasolina com ar para os pneus. Quando passar por um, não perca a chance de calibrá-los.
- Procure sempre hospedar-se em locais com garagem, ou procure um local seguro para estacionar sua moto. Dê uma revisão nas condições da moto todos os dias antes de partir para o próximo destino.
- Escolha a moto mais apropriada para fazer sua viagem internacional, lembre-se que muitos países da América Latina, tem estradas com rípios (terra batida e pedregulhos), asfaltos esburacados (em muitos estados brasileiros de fronteiras) e por ai vai;
- Nossos países vizinhos não apresentam a mesma estrutura do Brasil quando o assunto é assistência técnica e peças de reposição para motos. Assim, faça uma grande revisão em sua motocicleta antes de viajar e teste os ajustes feitos.
- Coloque sempre relação (corrente, coroa e pinhão) novos e de marcas sabidamente resistentes. Pneus também sempre novos.
- Se a viagem foi muito longa, estude o que levar (básico) de peças sobressalentes para sua moto;
- Para proteção da moto contra riscos, cubra as partes pintadas mais expostas com filmes especiais colantes, como os “papel contact”.
- É difícil encontrar postos de gasolina com ar para os pneus. Quando passar por um, não perca a chance de calibrá-los.
- Procure sempre hospedar-se em locais com garagem, ou procure um local seguro para estacionar sua moto. Dê uma revisão nas condições da moto todos os dias antes de partir para o próximo destino.
As roupas e equipamentos
- As roupas mais apropriadas para longas viagens de moto são as feitas a base de cordura e goretex. Há vários modelos a preços acessíveis, inclusive nacionais, que podem oferecer proteção contra todo tipo de clima que você encontrar no exterior. Além disso são impermeáveis, térmicas, com forros removíveis, possibilitando um ajuste conforme a temperatura do dia. Há luvas também deste mesmo material. Não pode faltar uma capa de chuva na bagagem.
- Capuz com proteção do pescoço. Capacete fechado. Recentemente adquirimos capacetes “flip-up”, que levantam toda a queixeira. Para o moto-turismo consideramos os mais apropriados pois permitem comunicação com as pessoas mais facilmente, na hora de se negociar hotéis, por exemplo, pois não há necessidade de se retirar todo o capacete por várias vezes.
Sua resistência física e da moto
- Uma média de 400 a 600 Km diários de viagem como o ideal, porém haverá dias em que você vai facilmente ultrapassar essa Km, como pode haver dias de rodar menos que essa média. Assim, faça algumas viagens de teste aqui no Brasil.
- Substitua ou se possível descarte qualquer componente que possa comprometer o funcionamento da moto assim como a sua segurança e conforto durante a viagem.
Dinheiro
- Uma média de 400 a 600 Km diários de viagem como o ideal, porém haverá dias em que você vai facilmente ultrapassar essa Km, como pode haver dias de rodar menos que essa média. Assim, faça algumas viagens de teste aqui no Brasil.
- Substitua ou se possível descarte qualquer componente que possa comprometer o funcionamento da moto assim como a sua segurança e conforto durante a viagem.
Dinheiro
- A moeda que deve ser levada em viagens pela América do Sul é o dólar americano.
- Separe seu dinheiro em pequenos lotes e carregue-os separadamente na sua bagagem.
- Não deixe todo o seu dinheiro em um mesmo lugar e nunca o deixe no hotel.
- Troque seus dólares pela moeda local de preferência em casas de câmbio ou bancos. Não troque na rua. Aduanas costumam oferecer esse serviço ou informações a respeito.
- Se você tem conta-corrente em algum banco no Brasil, informe-se sobre a utilização do seu cartão de débito no exterior (tipo Visa Electron ou Mastercard Maestro). Está é a forma mais adequada, segura e confortável, já que permite que você vá sacando seu dinheiro conforme sua necessidade.
- Separe seu dinheiro em pequenos lotes e carregue-os separadamente na sua bagagem.
- Não deixe todo o seu dinheiro em um mesmo lugar e nunca o deixe no hotel.
- Troque seus dólares pela moeda local de preferência em casas de câmbio ou bancos. Não troque na rua. Aduanas costumam oferecer esse serviço ou informações a respeito.
- Se você tem conta-corrente em algum banco no Brasil, informe-se sobre a utilização do seu cartão de débito no exterior (tipo Visa Electron ou Mastercard Maestro). Está é a forma mais adequada, segura e confortável, já que permite que você vá sacando seu dinheiro conforme sua necessidade.
Pilotagem em estradas de rípio / off-road
Estrada de rípio.
Rípio é uma estrada feita de terra batida com pedregulhos, muito comuns em vários países da América do Sul (Argentina, Chile, etc).
- Se você pretende percorrer trajetos não pavimentados, indicamos as motos cujo estilo foi batizado pelo mercado de “big-trail”.
- Ao rodar por esse tipo de estrada (rípio), mantenha a motocicleta em alta rotação, marcha baixa. Procure não frear, apenas acelere para corrigir o traçado da moto. Ande sobre o caminho deixado pelos automóveis, pois são geralmente mais firmes que as demais partes da estrada. Percorra os primeiros quilômetros com calma para acostumar-se. Dentro de aproximadamente 30 km você já sentirá maior segurança e começará a soltar um pouco mais a moto até passar a rodar com tranqüilidade (mas sempre com muita atenção).
Um comentário:
Showww essas dicas p/ que pretende fazer uma viagem internacional.
Parabéns pela matéria.
Abraço do Tony.
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