O que vemos por ai são textos e mais textos falando sobre a pilotagem segura, sobre a manutenção da moto e tudo aquilo que já estamos carecas de saber. Mas a verdade é que quando alguém diz “Eu não ando de moto pois acho muito perigoso”, a melhor resposta que podemos dar é “É isso ai… Melhor você continuar andando de ônibus/carro mesmo…”
Não adianta tentar convencer um sujeito de que as motos são seguras se ele já chega apontando os defeitos. O preconceito já é CONCEITO para ele, e mudar os conceitos de alguém é algo extremamente complicado. Além disso, você não ganha NADA em argumentar com uma pessoa assim, pelo contrário. Só perde tempo.
As motos são seguras, acontece que a segurança da moto depende muito mais do piloto, e não da moto. O piloto é responsável por sua própria integridade.
Em um carro, você entra e dirige. E o resto do mundo que se dane, não é mesmo? Afinal, você pode errar como quiser que dificilmente vai se machucar. Já na moto, a responsabilidade é grande, afinal, se você errar, dificilmente escapará sem nenhum arranhão.
Percebeu a diferença? A RESPONSABILIDADE. Na moto, você é responsável por si. No carro, não. E pouca gente está disposta a assumir essa responsabilidade. Ou pior: Pouca gente sequer tem maturidade para isso.
Então quando alguém chega em mim e pergunta “Eu queria andar de moto mas tenho medo, o que me diz?”, Eu digo “Ande de carro… Você não está pronto para uma moto.”
Mas quando a pessoa está realmente interessada em começar a andar de moto e está pronta para isso, eu dou dicas válidas. O básico do básico. Como por exemplo:
Pilote equipado
Pilote devagar
Não pilote embriagado
Não pilote com fome, nem com sono
Quando você não come, seu nível de glicose no sangue fica baixo. Isso deixa seu raciocínio mais lento, assim como seus reflexos. Não pilote em jejum! Não pilote com fome! O sono também é perigoso. Se você acorda 10 minutos antes de pegar a moto para ir trabalhar, pense em mudar essa rotina. Acorde, coma, e então saia. Não vá dormir tarde no dia anterior ao dia de andar de moto.
Cuide da manutenção básica
A revisão da moto, se feita no cronograma sugerido pela fábrica, garante a manutenção da moto. Mas existem procedimentos que devem ser realizados muito antes das revisões. Calibrar os pneus, lubrificar a corrente de transmissão e verificar o funcionamento das lâmpadas da moto, por exemplo, são procedimentos que devem ser feitos semanalmente. Não vacile com isso, pois são procedimentos simples e que podem te livrar de muita dor de cabeça.
Afinal, é possível andar de moto com segurança?
Eu acredito que sim, é possível. Eu ando de moto a 18 anos. Já caí algumas vezes, mas nunca me machuquei sério (todo mundo cai, não se iluda achando que não). O importante é reconhecer seus limites, reconhecer seus ERROS e tentar não errar mais. Além disso, prestar atenção aos outros motoristas/motociclistas/pedestres… Muitos acidentes podem ser evitados apenas esquivando-se de situações perigosas.
O que você acha? Dá para pilotar com segurança? Deixe seu depoimento nos comentários!
Fonte: Motosblog
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