terça-feira, 30 de dezembro de 2014

TOP 10 - EQUIPAMENTOS PARA VIAJAR

O ano de 2014 está terminando e a tão esperada viagem de moto fica cada dia mais próxima. Se você planeja pegar a estrada em duas rodas na virada do ano, há uma série de acessórios que costumam ser muito úteis. Por isso, listamos desde simples protetores de mão até imponentes malas laterais para você equipar sua moto e curtir o réveillon na estrada.

Protetores de mão

Normalmente utilizado em modelos de trilha (off-road), os protetores de mão ajudam contra ferimentos causados por galhos e espinhos, por exemplo. Na estrada, servem como auxílio contra frio e chuva. Em caso de quedas protegem os manetes e também as mãos do piloto de ferimentos mais graves. 

Aquecedor de manopla

Item de série em diversos modelos, o acessório também está disponível como opcional para várias motos. Embora o Brasil não seja um país acostumado com temperaturas muito abaixo de zero, o equipamento pode salvar a vida do piloto. A sensação térmica durante a chuva, por exemplo, já é suficiente para, literalmente, travar os dedos e impedir que os manetes e comandos sejam usados com eficácia. 
 

Barras de proteção laterais

Outro item bem-vindo (e comum para bigtrails) em uma viagem são as barras laterais que protegem a carenagem. Elas podem livrar partes plásticas de impactos e até reduzir danos mecânicos. Uma vez que as quedas podem acontecer tanto em curtos e longos percursos, investir no acessório pode valer a pena. 

Protetor de motor
 
 
Muitos modelos oferecem o protetor de motor como acessório. Encaixado abaixo do quadro, a peça pode resguardar o propulsor de danos sérios que podem vir de buracos ou pedras, por exemplo. Além disso, há vários estilos disponíveis, que ainda podem conferir um ar mais aventureiro ou esportivo para sua moto. Sem falar que o equipamento instalado ainda pode ajudar a vender a moto mais rapidamente. 
 

Cavalete central

 
Simples e presente até mesmo em alguns modelos de baixa cilindrada, o cavalete central pode ajudar muito o viajante. Principalmente aquele que está sozinho na estrada. A peça mantém a moto em pé com a roda traseira suspensa, para que seja realizado algum reparo ou mesmo manutenção de rotina, como esticar e lubrificar a corrente. 
 

Faróis de neblina

Faróis de neblina costumam ser úteis na estrada, pois oferecem iluminação a mais em condições adversas. Além disso, eles se enquadram naquele tipo de equipamento que alia funcionalidade com estilo, pois confere aspecto mais aventureiro para a moto. Principalmente se estivermos falando de uma bigtrail. 
 

Navegador GPS

Por mais que você saiba para onde está indo, o GPS pode ajuda-lo a encontrar rotas alternativas e ganhar tempo. Principalmente caso haja um acidente na estrada pela qual você está trafegando. Agora se é a primeira vez que você percorre tal caminho, o item é indispensável. Felizmente, já existem diversos tipos de suporte para encaixar o aparelho na moto, sendo alguns deles oferecidos pelo próprio fabricante. 
 

Malas laterais

Caso você pretenda percorrer uma longa distância, o melhor jeito de transportar a bagagem é nas malas laterais. Sejam elas em couro, tipo alforjes, ou de materiais rígidos, muitas podem ser removidas do suporte e carregadas como bagagem de mão. Mas, lembre-se: elas reduzem consideravelmente sua mobilidade. Portanto, corredores podem não ser mais uma opção e ultrapassagens exigem espaço maior de distância. 
 

Bolsa de tanque

Ainda sobre as malas, os modelos que se encaixam acima do tanque são outra boa opção para o motociclista viajante. Nela podem ser colocados itens pessoais como carteira, celular e dinheiro para um eventual pedágio. Além disso, alguns modelos ainda contam com uma "capa" plástica que pode abrigar um mapa, no caso do local não estar coberto pelo GPS. 
 
Fonte: MSN Carros

Nenhum comentário:

FINALMENTE, HOJE COMEÇA A TEMPORADA DA MOTOGP

Finalmente, depois de um longo inverno, as emoções da MotoGP retornam na data de hoje, com o GP do Qatar, direto do circuito de Losail, a ún...