A escolha de um capacete não deve se ater tão
somente ao estilo de sua moto, mas principalmente ao uso que você for
dar a ela. É de praxe que pilotos de motos tipo custom usem capacetes
abertos e de motos esportivas usem capacetes fechados, mas essa não deve
ser a regra, apesar de que para todos o estilo conta muito!
CAPACETE ABERTO: o uso da moto na cidade é tão perigoso quanto em
estrada, apesar da velocidade na cidade ser menor. Por essa razão é
normal se flexibilizar o uso de capacetes abertos na cidade, até mesmo
porque esses são menos quentes, especialmente no verão tropical, porém o
código de trânsito obriga o uso de óculos “apropriados” em caso de
capacetes abertos. Essa expressão não define claramente que tipo de
óculos, mas na mão de um policial essa regra pode complicar seu passeio.
É claro que o mesmo vale na estrada, mas se você estiver com um óculos
que faça o contorno do rosto, isto é, que seja arredondado, facilitará a
visão, especialmente porque você não vai ficar lacrimando pela ação do
vento e pode ser um bom argumento junto ao policial “exigente”.
CAPACETE FECHADO: o uso da moto na estrada sugere que se tenha mais
precauções em função da velocidade ser maior e do trânsito dos outros
veículos. O uso do capacete fechado é sempre mais aconselhável por ser
muito mais seguro que o capacete aberto, mas a escolha do capacete
fechado precisa obedecer uma regra básica sob pena de poder ser até mais
perigoso que um aberto: Ele precisa SER JUSTO NA CABEÇA. E como saber
se está justo ou não?
1. Justo na circunferência da cabeça, a numeração do capacete é dada
por essa medida (pegue uma fita métrica e meça sua cabeça envolvendo-a
da testa até a nuca, isso facilitará saber seu tamanho. Muitos capacetes
importados vêm com essa medida em polegadas. Para converter centímetros
em polegadas multiplique a medida de centímetros por 0,393701. Se você
tiver a medida em polegadas e quiser saber seu equivalente em
centímetros multiplique por 2,54;
2. Justo nas laterais (bochechas apertadas contra a espuma) o normal é
suas bochechas ficarem apertadas. O capacete só não pode ficar apertado
na circunferência da cabeça, senão você não agüenta meia hora!;
3. Queixeira (parte frontal do capacete) afastada no mínimo 2,5 cm de
seu queixo; OBS: para verificar se o capacete está justo ou não, peça
para que alguém empurre-o pela queixeira, o capacete não pode tocar seu
queixo se isso acontecer experimente outro modelo ou um tamanho menor,
pois em um impacto no chão o capacete poderá fraturar seu maxilar e é
justamente essa a finalidade do capacete fechado: proteger o rosto e o
maxilar do piloto contra choques;
4. Cinta: ela deve ficar justa abaixo do queixo sem sufocar, devendo fixar o queixo de baixo para cima e não de baixo para trás;
5. Altura do capacete: é a medida que ele tem de cima até as laterais
(próximo ao ombro), ser alto é mais seguro, pois em uma queda ele firma
junto as proteções de ombro do macacão e diminui o movimento da cabeça
para os lados, evitando possíveis fraturas de cervical.
Resumindo, o capacete ideal é sem dúvida o fechado por ser mais
seguro, o que não quer dizer que o aberto não o seja, mas se você for
andar em pistas de maior velocidade prefira o fechado, mesmo que sua
moto seja uma custom. Lembre-se sempre: a segurança deve estar acima das
preocupações estéticas.
E lembre-se: usar capacete na moto, além de ser obrigatório é uma questão de sobrevivência e saúde. Muita saúde! ;)
Fonte: Motoban