quinta-feira, 10 de julho de 2014

ESCOLHENDO UM CAPACETE

A escolha de um capacete não deve se ater tão somente ao estilo de sua moto, mas principalmente ao uso que você for dar a ela. É de praxe que pilotos de motos tipo custom usem capacetes abertos e de motos esportivas usem capacetes fechados, mas essa não deve ser a regra, apesar de que para todos o estilo conta muito!

CAPACETE ABERTO: o uso da moto na cidade é tão perigoso quanto em estrada, apesar da velocidade na cidade ser menor. Por essa razão é normal se flexibilizar o uso de capacetes abertos na cidade, até mesmo porque esses são menos quentes, especialmente no verão tropical, porém o código de trânsito obriga o uso de óculos “apropriados” em caso de capacetes abertos. Essa expressão não define claramente que tipo de óculos, mas na mão de um policial essa regra pode complicar seu passeio. É claro que o mesmo vale na estrada, mas se você estiver com um óculos que faça o contorno do rosto, isto é, que seja arredondado, facilitará a visão, especialmente porque você não vai ficar lacrimando pela ação do vento e pode ser um bom argumento junto ao policial “exigente”.



CAPACETE FECHADO: o uso da moto na estrada sugere que se tenha mais precauções em função da velocidade ser maior e do trânsito dos outros veículos. O uso do capacete fechado é sempre mais aconselhável por ser muito mais seguro que o capacete aberto, mas a escolha do capacete fechado precisa obedecer uma regra básica sob pena de poder ser até mais perigoso que um aberto: Ele precisa SER JUSTO NA CABEÇA. E como saber se está justo ou não?



1. Justo na circunferência da cabeça, a numeração do capacete é dada por essa medida (pegue uma fita métrica e meça sua cabeça envolvendo-a da testa até a nuca, isso facilitará saber seu tamanho. Muitos capacetes importados vêm com essa medida em polegadas. Para converter centímetros em polegadas multiplique a medida de centímetros por 0,393701. Se você tiver a medida em polegadas e quiser saber seu equivalente em centímetros multiplique por 2,54;

2. Justo nas laterais (bochechas apertadas contra a espuma) o normal é suas bochechas ficarem apertadas. O capacete só não pode ficar apertado na circunferência da cabeça, senão você não agüenta meia hora!;

3. Queixeira (parte frontal do capacete) afastada no mínimo 2,5 cm de seu queixo; OBS: para verificar se o capacete está justo ou não, peça para que alguém empurre-o pela queixeira, o capacete não pode tocar seu queixo se isso acontecer experimente outro modelo ou um tamanho menor, pois em um impacto no chão o capacete poderá fraturar seu maxilar e é justamente essa a finalidade do capacete fechado: proteger o rosto e o maxilar do piloto contra choques;

4. Cinta: ela deve ficar justa abaixo do queixo sem sufocar, devendo fixar o queixo de baixo para cima e não de baixo para trás;

5. Altura do capacete: é a medida que ele tem de cima até as laterais (próximo ao ombro), ser alto é mais seguro, pois em uma queda ele firma junto as proteções de ombro do macacão e diminui o movimento da cabeça para os lados, evitando possíveis fraturas de cervical.

Resumindo, o capacete ideal é sem dúvida o fechado por ser mais seguro, o que não quer dizer que o aberto não o seja, mas se você for andar em pistas de maior velocidade prefira o fechado, mesmo que sua moto seja uma custom. Lembre-se sempre: a segurança deve estar acima das preocupações estéticas.

 E lembre-se: usar capacete na moto, além de ser obrigatório é uma questão de sobrevivência e saúde. Muita saúde! ;)

Fonte: Motoban

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