'Steady' Eddie Lawson sagrou-se
tetracampeão na era dourada das 500cc. O discreto californiano bateu
uma concorrência de peso e ganhou um lugar na História.
Além dos quatro títulos mundiais, Eddie
Lawson ficou conhecido por várias outras coisas: por ter sido um dos
pilotos mais consistentes do Mundial de 500cc, ganhando a alcunha de
'Steady' (estável, regular); ter sido o primeiro piloto a sagrar-se
campeão com duas marcas diferentes em anos consecutivos, algo que
só Valentino Rossi igualou em 2004; ter sido um dos melhores pilotos de
desenvolvimento dos anos 1980 e 90, quando as 500cc a dois tempos eram
simplesmente brutais; e por preferir uma postura 'low-profile',
rejeitando a atenção mediática e o auto-endeusamento. Talvez este
último factor tenha levado muitos adeptos a esquecerem o que Lawson
representa: simplesmente, um dos melhores pilotos de sempre.
Honda Team (NSR500)
A concorrência que o americano enfrentou ao
longo da sua carreira não tem paralelo com nenhum outro membro deste
ranking de gigantes. Entre 1983 e 1992 - nos nove anos em que competiu
no Mundial -, Lawson bateu, entre outros, Barry Sheene, Marco
Lucchinelli, Freddie Spencer, Wayne Gardner, Wayne Rainey, Kevin
Schwantz, Mick Doohan, Randy Mamola, Christophe Sarron e Ron Haslam...
Perca só alguns segundos e volte a ler a lista anterior. É a realeza
das 500cc: são 15 títulos mundiais!
Eddie no Yamaha Team
Método e Talento
Lawson também teve coragem de fazer algumas
apostas arriscadas ao longo da sua carreira. No final de 1988,
divergências salariais com Giacomo Agostini, então Team Manager da
Yamaha, levaram-no a deixar a marca que lhe deu três títulos mundiais e
a assinar pela Honda. Mas Lawson nem sequer faria parte da equipa
oficial, na altura entregue a Gardner e Doohan - em vez disso,
trabalharia com o lendário preparador Erv Kanemoto, que anos antes
tinha acompanhado Freddie Spencer na fenomenal ascensão do americano.
Lawson e Kanemoto precisaram de quatro GP's para transformar uma das
motos mais difíceis (e potentes) do plantel - a NSR500 - numa máquina
verdadeiramente demolidora. Foi campeão à frente do velho amigo Rainey,
seu antigo companheiro nas dirt-tracks e nas Superbikes americanas. Foi
o famoso título consecutivo com motos diferentes.
Mas a derradeira lição de classe estava
reservada para 1991, quando aceitou pilotar e desenvolver a débil
Cagiva. Na época seguinte, Lawson deu a primeira vitória à marca
italiana nas 500cc, à chuva, no GP da Hungria.
Eddie com sua Cagiva 500
Quando perguntámos a Simon Buckmaster,
atual manager da Parkalgar Honda e piloto do Mundial nos anos 1980 e
90, quem foi o melhor entre os melhores nessa fabulosa época, a
resposta surgiu rápida: Eddie Lawson.
Fonte: Metal do Asfalto
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