quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A LENDA: GIACOMO AGOSTINI

Em um mundo onde a garotada só reconhece ou lembra do Valentino Rossi ou do Jorge Lorenzo, segue um pouquinho da história do Super campeão das duas rodas: Giacomo Agostini!

Em 11 de junho de 1942, nascia em Lovere, na Itália o bambino Giacomo Agostini. Com 9 anos, ganha de presente de seu pai, uma Bianchi 50cc!

Aos 10 anos, já estava com uma Bianchi 125 cc, que o levaria à paixão pela velocidade!

Com seus 18 para 19 anos, Agostini decide que seria realmente piloto e, sua família, embora o desejasse engenheiro, resolveu apoiar!

Assim , em 1961, pilotando uma Morini 175cc, no autódromo de Saluta, Agostini ganha sua primeira medalha de ouro, diante de toda a família!!

Em 1962, torna-se o Campeão Júnior da Itália (também com uma Morini) em corridas de subida de montanha, provas disputadas em estradas, muito comuns na Europa.


O jovem Agostini com sua Morini 175, liderando uma prova, perseguido por Pasolini de Aermacchi


Vitória no Troféu Cadete F.M.I. com a Morini Settebello em julho de 1962

Em 1964, assina seu primeiro contrato profissional, com a Morini, onde ganha o Campeonato Italiano das 250cc, acumulando vitórias, inclusive sobre o favorito Tarquinio Provini , que andava de Benelli 250, 4 cilindros !!


Campeão Italiano de 250 com a Morini

Suas vitórias repercutem e ninguém menos que o Conde Domenico Agusta, o contrata para ser o segundo piloto do time onde o primeiro era o grande Mike Hailwood ! Pilotando uma MV Agusta 350cc, já na sua primeira corrida, Agostini conquista sua primeira vitória no mundial !


No início de carreira

Ao final da temporada, Agostini é o vice-campeão nas categorias 350 e 500cc, atrás de Jim Redman e de Mike Hailwood , respectivamente !


Agostini - MV Agusta 350 - 1965

Em 1966, Agostini é novamente vice na 350cc. Na 500, o mundo veria o maior duelo até então! Agostini ganha seu primeiro título, em cima de Mike Hailwood, que foi decidido sómente na última corrida !! Neste mesmo ano, Agostini participa, também, da famosa Tourist Trophy, e torna-se campeão Junior (350cc) ! Iria ganhar mais 9 vezes (veja matéria "Isle of Man")


Ago na Ilha de Man

Em 1967, novamente vice na 350 e campeão na 500cc, agora, já com mais folga sobre Hailwood !!


Agostini em mais uma "briga" com Mike Hailwood em 1967

A partir de 1968, com Hailwood fora do mundial , até 1972 , ninguém , com nenhuma máquina era capaz de vencer a dupla Giacomo Agostini / MV Agusta !!


Agostini 1968


A dupla imbatível ! Ago e a MV 500

Foram muitos recordes, desempenhos mirabolantes, grandes vitórias !! De 1968 a 1972, Agostini foi campeão ininterruptamente nas catergorias 350 e 500cc !!


Agostini - 1970

Um desses "shows" foi em Nurburgring em 1970. Com seus 22 quilometros e 170 curvas, o nevoeiro estava tão denso que não se via nem o adversário ao lado no grid !! E, Agostini venceu com mais de 3 minutos de vantagem sobre o segundo colocado !

Pódio no GP Suécia 1972. Agostini 1º, Phill Read 2º e o finlandes Jarno Saarinen em 3º.


Agostini desolado com a quebra da sua MV Agusta na Ilha de Man (1971)

Começam os boatos de que estaria desmotivado, decadente e que só vencia porque as MV eram motos muito superiores !


Agostini de MV Agusta 500 - 1972

A temporada de 1973 , não foi nada boa para Agostini ! Phill Read ,contratado pela MV Agusta em 1972, e que vinha se destacando , estreava bem na temporada de 73 !

Com muitas quebras e alguns tombos, após 4 GPs, Agostini não havia marcado nenhum ponto! E, Phill Read disparava na liderança! A gota d'água viria no GP da Suécia, quando , vinha na liderança mas, por jogo de equipe, recebeu ordens para deixar que Phill Read vencesse!! Nem o título das 350cc conseguiu acalmá-lo !!


Agostini (nº 1) atormentado por Phill Read (nº 3) - 1973

Assim, no dia 4 de dezembro de 1973, Agostini anuncia sua saída da MV Agusta e sua contratação milionária pela Yamaha!! O motivo alegado por Agostini, era que iria disputar provas de 750cc, cilindrada que a MV Agusta não tinha !

Mas o que pesou foi a grana e a convivência impossível com Phill Read !


Quando achavam que ele não se adaptaria aos 2 tempos, Agostini mais uma vez encanta o mundo e vence as tradicionais e importantes 200 milhas de Daytona de 1974, fazendo o recorde de média horária até então, com 105,010 mph.


Preparando sua Yamaha 750 para a sua grande vitória em Daytona !!


Agostini em busca da vitória - Daytona -1974

Provando, então, para o mundo todo, inclusive para os americanos, que ainda é o melhor, vencendo várias feras do motociclismo , inclusive o favoritíssimo, o americano Kenny Roberts !!

Para confirmar, vence também as 200 Milhas de Ímola, na Itália !


Vence seu sétimo e último título mundial nas 350 cc , com uma TZ 350 , que ele ajudou (e muito) a desenvolver !


Agostini com a TZ 350 que lhe deu o último título mundial na categoria 350!


Ago com sua Yamaha TZ 750

Na catergoria 500cc, além da moto não estar ainda bem desenvolvida, Agostini sofre uma queda mais séria, e fratura o ombro! Resultado ... não disputa várias etapas, ficando em 4º lugar no mundial !


Ago de Yamaha TZ 750 em 1974

Em 1975, Agostini e a Yamaha jogam tudo nas 500cc !


Ago com sua YZR 500 em 1975

Nas 350 cc, estava surgindo mais um destaque, o jovem e talentoso venezuelano Johnny Cecotto! Cecotto fica com o título , tendo sido muito elogiado pelo vice Agostini!!

Nas 500, Agostini dá o troco, e vence o mundial em cima de Phill Read e sua MV Agusta!!


Agostini (nº 4) na caça de Phill Read (nº 1) !!

Em 1976, a Yamaha oficial se retira do mundial das 500, e Agostini começa a temporada com uma velha MV Agusta , vencendo o GP da Alemanha ! Depois, compra uma Suzuki, que só quebra , e desiste da temporada.


Agostini "fazendo" Barry Sheene por dentro para vencer o GP da Alemanha de 1976 com uma MV 500 !


Agora, de Suzuki 500, Agostini tenta tudo, mas Barry Sheene iria ficar com o título das 500 em 1976 !

Na 350, com uma MV Agusta 350, vence só o GP da Holanda. O restante da temporada foram só fracassos !


Agostini de MV Agusta 350 a caminho da vitória no GP da Holanda em 1976

Também disputa a Fórmula 750, de Yamaha, sem resultados expressivos !


GP da França de 750. Agostini chegaria em 3º. Barry Sheene abandonaria.

Em 1977, após mais algumas frustradas tentativas, resolve abandonar definitivamente as pistas!! Mas , com a velocidade correndo no sangue, tenta ainda o automobilismo (Fórmula 2 e Fórmula 1- Aurora), mas sem o mesmo sucesso do motociclismo !


Agostini na F-2


Agostini seguido de Patrick Tambay em Imola, na F-1 Aurora em setembro de 1979

Assim, a partir de 1982, reaparece no circuito mundial, agora como chefe de sua própria equipe, a Agostini-Marlboro-Yamaha!! Obtem vários títulos, inclusive com seu antigo adversário , Kenny Roberts e, também, com Eddie Lawson !!


Kenny Roberts - Equipe Agostini-Yamaha- Marlboro

Hoje, empresário com vários negócios, administra sua fortuna feita no motociclismo!

Em 1997, trabalhando junto com a Cagiva, desenvolve para a MV Agusta a revolucionária MV F-4, lançada no Salão de Milão.


Agostini no lançamento da MV Agusta F-4

Sua carreira de piloto durou 17 anos! Foram 311corridas, 122 vitórias em Grandes Prêmios, 10 vitórias no Ilha de Man, 1 vitória nas 200 Milhas de Daytona, 18 Campeonatos Italianos e 15 vezes Campeão Mundial !

CAMPEONATOS MUNDIAS

1966


500 cc ( 3 vitórias )

MV Agusta
1967
500 cc ( 5 vitórias )

MV Agusta
1968 350 cc ( 7 vitórias )
500 cc (10 vitórias )

MV Agusta
MV Agusta

1969 350 cc ( 8 vitórias)
500 cc (10 vitórias )
MV Agusta
MV Agusta
1970 350 cc ( 9 vitórias )
500 cc (10 vitórias )
MV Agusta
MV Agusta
1971 350 cc ( 6 vitórias )
500 cc ( 8 vitórias )
MV Agusta
MV Agusta
1972 350 cc ( 6 vitórias )
500 cc (11 vitórias )
MV Agusta
MV Agusta
1973
350 cc ( 4 vitórias )

MV Agusta
1974
350 cc ( 5 vitórias )

Yamaha
1975
500 cc ( 4 vitórias )

Yamaha
1974
200 Milhas de Daytona

Yamaha

Nunca sofreu um acidente com gravidade !!

"Não tenho medo ! O que há , na verdade, é uma grande emoção ! Um calafrio capaz de percorrer o corpo inteiro nos poucos segundos que antecedem a largada, e que se estendem até o fim da primeira curva !!"

Curta um vídeo com Giacomo!


fonte: Motosclássicas70

Um comentário:

Luiz disse...

Muito bom!Poderia comentar também de outras lendas mais do nosso tempo como Michael Doohan, Wayne Rainey e Eddie Lawson.

FINALMENTE, HOJE COMEÇA A TEMPORADA DA MOTOGP

Finalmente, depois de um longo inverno, as emoções da MotoGP retornam na data de hoje, com o GP do Qatar, direto do circuito de Losail, a ún...