sábado, 23 de abril de 2011

NEGLIGÊNCIA, IMPRUDÊNCIA E IMPERÍCIA

Três palavrinhas que todo condutor deve ou, pelo menos, deveria conhecer bem e, assim, evitar muitos dos acidentes que ocorrem todos os dias.

Começando pela negligência, palavra que pode ser traduzida da seguinte forma: “sabia que deveria fazer e não fez”. Todos nós sabemos de nossas responsabilidades. Médicos, dentistas, administradores, policiais e qualquer outra categoria, incluindo os condutores, sabendo das providências que devem tomar, quando não tomam, estão sendo negligentes. Deixar um pneu careca, freios sem revisão, não sinalizar adequadamente uma pane ou acidente são situações de negligência que provocam acidentes todos os dias.



Passando pela imprudência, traduzida como “falta de cuidado”. Diariamente presenciamos excesso de velocidade ou velocidade incompatível com o tipo de via, não reduzir ao aproximar-se de cruzamentos ou, pior, acelerar ao passar por cruzamentos, ou muito pior ainda, ultrapassar em cruzamentos. Quer mais? Não observar regras de preferência, não sinalizar, não respeitar pedestres, ciclistas, entre outros.



Terminando com a imperícia que, como a própria palavra sugere: falta de perícia. Ao conduzir, por exemplo, um veículo diferente ao que estamos acostumados, é necessário uma adaptação. Não há ainda perícia suficiente, logo, deve-se primeiro perceber as limitações para frenagens e direção. Um condutor pode ter perícia no trânsito da cidade e não ter adquirido ainda habilidade em rodovias, nas quais as dinâmicas de condução são diferentes.



Comece agora a observar que todos os acidentes ocorrem por apenas uma ou o conjunto dessas três palavrinhas. Todos os dias aprendemos com nossos erros, mas, no trânsito, devemos também aprender com os erros dos outros. Ao analisar situações corriqueiras e identificando as possíveis causas, é possível concluir as situações e os locais de risco por onde transitamos todos os dias e evitar acidentes. Outro aspecto importante é observar nosso comportamento e alterá-lo de maneira honesta e objetiva, visando sempre a segurança no trânsito.

fonte: http://aceleraraposo.wordpress.com/2009/12/21/negligencia-imprudencia-e-impericia/

Nenhum comentário:

FINALMENTE, HOJE COMEÇA A TEMPORADA DA MOTOGP

Finalmente, depois de um longo inverno, as emoções da MotoGP retornam na data de hoje, com o GP do Qatar, direto do circuito de Losail, a ún...