quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Motoviagem do Feriadão - 12 de Outubro - Aparecida do Taboado/MS

Como estava planejado a muito tempo, dia 12 de outubro finalmente fui até a cidade de Aparecida do Taboado. Tudo preparado e combinado, fui com mais dois amigos de Twister e eu com a minha Fazer 250. O dia prometia, o “tempo de chuva” se erguia no horizonte. Completamos o tanque, calibramos os pneus e as 9:00 horas saímos do Auto Posto Pururuca, em Bálsamo/SP, com destino a cidade de Aparecida do Taboado/MS, passando pela “lendária” Ponte Rodoferroviária. Saímos e andamos em torno de uns 110km/h, contemplando as paisagens até chegar em Meridiano/SP. Paramos em um posto na beira da estrada para tomar um café da manhã. Lá, encontramos um motociclista com a sua GSX-R1000 e todos os equipamentos possíveis da Alpinestars. Ele tinha saído de madrugada de Jaboticabal/SP e estava indo com destino a sua casa, em Paranaíba/MS. Café da manhã tomado, montamos novamente nas motos e agora o ritmo foi maior, andávamos a uns 120km/h. Lá se vai a média de quase 30km/l!!!!!! A partir de Meridiano/SP, a nossa esquerda nós víamos o “tempo de chuva”: o negócio estava feio, parecia que estava chovendo muito, e o vento levando a chuva para o nosso lado. Quando chegamos no trevo de acesso a Aspásia/SP, o tempo mudou. Ventos laterais gélidos (já sob as tensas nuvens de chuva), você tinha que inclinar a moto com vontade mesmo para continuar a andar reto. Finalmente passamos por Santa Fé do Sul/SP e contemplamos a Ponte Rodoferroviária! Que ponte! Deve ter custado muito aos nossos cofres, por causa da majestade da ponte, e por causa da corrupção :(

Estávamos nos preparando pra tirar uma foto nossa na beira da ponte quando a chuva nos pegou. Corremos, pegamos as motos e fomos embaixo da ponte, esperar a chuva passar. Esperamos em torno de umas 2 horas até a chuva parar. Aí sim, voltamos para o início da ponte e tiramos uma foto. Muito linda a paisagem lá, dá pra você ver três estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul à frente, e a direita, parecendo uma ilha gigante, aparece o estado de Minas Gerais!! Muito legal.

Tocamos então até a cidade de Aparecida do Taboado/MS, já as 13:40 horas, a procura de uma churrascaria para comer uma suculenta picanha! Cidade bonita, estilo de interior, um pouco suja mas deve ser por causa das chuvas. Encontramos for fim um restaurante self-service com churrasco, R$ 11,00 o quanto você agüentar comer. E ali almoçamos.

Neste restaurante vimos algumas loiras e morenas sul-matogrossenses. Lindas mulheres!

Depois do almoço, conversa fiada, mais fotos e pegamos “o rumo” de casa. Pingava um pouco, mas era aceitável. Ao cruzarmos a ponte para retornar ao estado de São Paulo, aí sim não teve escapatória: chuva, e digo mais, que chuva! É nesta hora que realmente percebi que tenho que comprar uma jaqueta impermeável! Bem, na volta nem tiramos fotos porque a chuva não dava trégua, voltamos batidão, paramos em um posto para reabastecer e pista novamente. Com relação ao transito, o pessoal estava voltando do feriado no sentido interior-capital, a pista estava lotada neste sentido. Adivinhem: ninguém respeitou nossas motos, vinham colados atrás, tiravam para ultrapassar em local proibido, empurravam a gente para fora da pista....... foi osso mas chegamos na nossa amada terrinha em torno das 18:00 horas, ensopados igual pinto no ovo mas contentes com a motoviagem! No meu reabastecimento, a surpresa: andamos 388,9 km; e a minha moto consumiu 15,86 litros, dando uma média de 24,6 km/l!!!! Que horrível, mas com certeza é por causa do tempo pesado, a chuva deve aumentar o atrito e o arraste entre o pneu e o asfalto e também a velocidade, que na volta foi de 100 a 110km/h, somando aos 120 ou mais no momento da ida; não deve ser uma média tão ruim! Sobre a rodovia SP 320, Euclides da Cunha, em momentos está com o asfalto liso, já em outros o asfalto está uma porcaria. O ponto positivo foi ver que o estado está construindo três bases operacionais da PM Rodoviária neste trecho que andamos: mais segurança para quem usa esta rodovia. É isso galera, este foi o meu feriado!! Até!!!